09 novembro 2007

Festival Número-Projecta 07 Já Arrancou

Começou ontem a edição 2007 do Festival Número.
Aqui fica a apresentação segundo os organizadores do evento:
Entre os dias 8 e 14 de Novembro, Lisboa recebe a oitava edição do Festival Número-Projecta – Festival Internacional de Artes Multimédia, Cinema e Música de Lisboa.
Com uma programação distribuída pelos cinemas São Jorge e Quarteto e pelo Centro Cultural O Século, o Número-Projecta’07 é uma organização da associação Número – Arte e Cultura e da Netamorphose, com a colaboração de programação da editora/promotora Variz.org, que pretende fomentar o intercâmbio entre criadores nacionais e internacionais nas áreas da música experimental e do VJing, cinema e vídeo-arte.

À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, o Número-Projecta’07 convocou alguns dos nomes mais apelativos da cena artística internacional nas áreas supracitadas.
Merecem especial destaque, na área da música, os colectivos Cluster, D-Fuse e os portugueses Photonz e, em actuações a solo, o músico português Rafael Toral, bem como a artista japonesa Ikue Mori, musicando três filmes mudos da cineasta avant-garde Maya Deren, uma peça desenvolvida a convite da Tate Modern em 2007.

No que se refere às áreas de expressão musical e multimédia espanholas, país convidado deste ano, destacam-se dois dos seus expoentes máximos, a saber, No-Domain, nome essencial do VJing internacional, e o compositor Oriol Rossell, programador musical dos festivais Sonar e Offf.

No cinema, para além do ciclo “Novo Cinema Espanhol”, decorrerá uma mostra de “Pink Film”, género próximo do “soft-core” que constituiu um campo experimental para muitos dos realizadores japoneses de primeira linha, tal como Koji Wakamatsu, Takahisa Zeze ou Kiyoshi Kurosawa. O Festival Nacional Convidado deste ano é o Festival de Avanca e a Produtora Nacional Convidada, categoria criada a partir desta edição, será a Andar Filmes. Documentários, filmes de animação, workshops e uma mostra antológica do realizador português Tiago Pereira completam os destaques na área do cinema.

Na vídeo-arte, a não perder a apresentação da Organização Internacional Convidada, “Heraclitus”, com a presença da sua directora, a realizadora Joanna Callaghan, presente também em conferência, e a reposição do screening “O Vídeo Vai ao Cinema”, mostra de vídeo-arte nacional presente em Berlim por ocasião do Festival Português’07 (uma produção Número-Projecta), com alguns dos nomes mais importantes da nova geração.

Porque Espanha é o país convidado desta edição do Festival Número-Projecta, foi convidado David Reznak, realizador, programador e exibidor madrileno não só para apresentar “La Osa Mayor Menos Dos”, a sua obra mais recente, mas também alguns dos títulos mais significativos do novo e independente cinema daquele país, como sejam “Las Horas del Dia”, primeira longa-metragem de Jaime Rosales, ou “Carlos Contra el Mundo”. Serão ainda exibidas as principais obras do artista visual e comissário Manuel Saiz, que estará presente no evento.

Site Oficial: Festival Número-Projecta 07