12 abril 2009

Blasted Mechanism nos Açores: Lua Cheia

Aqui fica o eco do relato do Davide Pinheiro sobre a mediática estreia do novo disco dos Blasted Mechanism:

Os Blasted Mechanism apresentaram «Mind At Large» na Lagoa das Sete Cidades perante fãs evangelizados e nativos sedentos de acção.

Não há como negar a evidência: é em palco que os Blasted Mechanism se revelam de corpo inteiro, ou seja, materializam os valores e conceitos que a sua música reflecte. Cada álbum é sinónimo de uma significativa mudança de visual: o novo será o mais futurista.

Primeira prova de fogo: o novo vocalista Guitshu é um sucessor mais do que à altura de Karkov, ou não fosse um antigo fã dos Blasted Mechanism. As novas canções não transformam a matéria cósmica da banda e jogam perfeitamente com alguns clássicos («The Atom Bride Theme» continua a ser catártico).

A música produzida por estes seres vive sobretudo de um poder rítmico que embora repetitivo é eficaz numa lógica de rock`n`roll híbrido. Por muito que ao fim de uma hora de concerto a matéria criativa se cite a si própria de forma constante, os Blasted Mechanism são únicos e inimitáveis.

Dificilmente, poderia haver melhor cenário que a Lagoa das Sete Cidades para que um grupo tão intimamente ligado à génese do planeta apresentasse as suas últimas criações. Os Blasted Mechanism são, acima de tudo, um conceito que joga com a plenitude do universo.