06 abril 2009

Debashish Bhattacharya e James Blood Ulmer no FMM Sines

A organização do FMM confirma mais duas presenças para a edição deste ano:

Mestres da guitarra James Blood Ulmer e Debashish Bhattacharya no FMM Sines

O mestre da “slide guitar” indiana Debashish Bhattacharya e James Blood Ulmer, figura maior da música afro-americana, são as duas novas confirmações oficiais do programa do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2009. Debashish apresenta-se em Sines no dia 24 de Julho e Blood Ulmer no dia 25 de Julho, ambos no recinto do Castelo medieval.

Debashish Bhattacharya (Índia)

Desde que descobriu a “slide guitar”, com apenas três anos, Debashish Bhattacharya (n. 1963) tem devotado a sua vida a tornar-se um dos melhores intérpretes deste instrumento, com grande tradição na Índia, sendo hoje reconhecido como um dos seus “pandit” (mestres).

Melhor artista da Ásia / Pacífico nos BBC Radio 3 World Music Awards 2007, Debashish transformou a “slide guitar”, criando versões adaptadas do instrumento que usa como veículo para incursões de profundidade rara pela raga indiana.

Ao lado do seu irmão Subhashish, na tabla, e das únicas mulheres indianas que tocam as percussões tradicionais “pakhawaj” e “mridangam”, Chitrangana Agle Reshwal e Charu Hariharan, Debashish apresenta-se em Sines com um espectáculo baseado nos seus últimos dois discos, “Calcutta Chronicles” (que lhe valeu uma nomeação para um Grammy em 2009) e “O Shakuntala”.

James Blood Ulmer (EUA)

O guitarrista e vocalista James Blood Ulmer (n. 1942) tem um percurso ligado a praticamente todos os géneros da música afro-americana.

Guitarrista desde os 4 anos (o pai, pastor, ofereceu-lhe um instrumento com o objectivo de prepará-lo para a pregação), começou a carreira profissional trabalhando em grupos de R&B e funk.

Desde muito cedo atraído pelo jazz, conheceu e tocou com Ornette Coleman, cuja subversão da componente harmónica em favor da improvisação livre, atonal, teve grande influência na sua produção dos anos 70 e 80.

Hoje a sua música é mais estruturada e tem vindo a ganhar ascendência a rica história dos blues e a tradição que o rock (nomeadamente na linha psicadélica) tem no seu instrumento.

Os discos “Birthright” (2005) e “Bad Blood in the City: The Piety Street Sessions” (2007), produzidos por Vernon Reid, são os melhores exemplos do James Blood Ulmer actual, “bluesman” de corpo inteiro que teremos o privilégio de ouvir num concerto em que enche o palco apenas com a sua voz e a sua guitarra.

Depois de Lee “Scratch” Perry (Jamaica) e Chucho Valdés Big Band (Cuba), Debashish Bhattacharya (Índia) e James Blood Ulmer (EUA) são os terceiro e quarto nomes oficialmente confirmados da programação do Festival Músicas do Mundo 2009.

Realizado todos os meses de Julho, em vários espaços da cidade e do concelho de Sines, o FMM é o maior evento nacional no seu género, tendo já acolhido um total de 164 projectos musicais, vistos por mais de 325 mil espectadores, ao longo de dez anos.

A edição 2009 realiza-se entre 17 e 25 de Julho.