29 abril 2009

London Calling



Ainda com a cabeça em Londres partilho aqui alguns dos melhores momentos passados em mais um regresso à capital inglesa.
Desta vez apanhei 4 dias de verão. Durante o dia quase sempre em t-shirt, e céu azul. Uma sorte apanhar o tempo assim.
Londres continua a fervilhar em termos de cultura musical. As lojas, os clubes, as salas de espectáculos, os guias para concertos, a imensa oferta, a mistura de gente atrás de discos...
Fiquei na zona de Chalk Farm que é onde termina Camden. Mesmo perto da imponente Roundhouse, sala que recebe grandes concertos. Impressionou-me o facto de na noite de sábado haver um festival com várias bandas como os Yeah Yeah Yeahs, e a lotação estar esgotada. Na manhã seguinte passei de autocarro bem cedo pelo mesmo local e vi pessoas sentadas à porta. Por momentos pensei que eram restos mortais da ferra da noite anterior. Mas não. Eram fãs de Bob Dylan já a marcarem lugar para o concerto dessa noite!



As lojas de discos continuam a ser uma tentação, os empregados continuam sempre atentos e disponíveis, e a oferta é de perder a cabeça. Paragens obrigatórias na Sounds of Universe (Soul Jazz Records), Rough Trade, Sister Ray, e mercados.
Desta vez na Sounds of Universe trouxe um grande e belo carregamento de cd's. Entre ofertas generosas de aniversário e investimento próprio vieram comigo para Lisboa muitos discos de reggae, dub, funk, e derivados. Também brilhei ao dizer aos rapazes da loja que sou da cidade dos Buraka que estavam em destaque!
Sai da loja com um saco bonito na mão e ir beber uma guiness no pub da esquina seguinte, é este o grande encanto de andar pelas ruas de Londres.

O ponto alto foi o encontro no último domingo com o pessoal do bailarico e outros amigos portugueses que brilharam no Bar Music Hall, na zona de Shoreditch que está em alta no que diz respeito a encontro de artes, e como seria de esperar o Bailarico Sofisticado agitou o local. Até José Mário Branco se ouviu!

Belos dias em Londres. Não foi a primeira visita, não será , seguramente, a última.