02 abril 2009

Deolinda e Lura entram directamente para Top20 da World Music Charts Europe

O grupo português Deolinda, com "Canção ao Lado", e a cantora cabo-verdiana Lura, com o álbum "Eclipse", entraram directamente para o Top20 da tabela do World Music Charts Europe (WMCE), referente a Abril deste ano.

O "ranking" é elaborado mensalmente por especialistas em "World Music" de 23 países, com produtores e apresentadores de programas regulares de rádio e televisão a escolherem uma lista individual dos dez melhores trabalhos discográficos, informações que são, depois, trabalhadas em Berlim, com a lista final a ser divulgada no site da organização -- www.wmce.de.

O disco dos Deolinda, "Canção ao Lado", foi lançado a 21 de Abril de 2008, tem estado no "top" dos discos mais vendidos em Portugal, e alcançou, em Dezembro último, a "platina".
Depois foi lançado no mercado europeu a 02 de Março último, através da editora "World Connection" e acabou por entrar directamente para o nono lugar da tabela.

Lura, por seu lado, lançou a 23 de Março último o seu quarto CD de originais, intitulado "Elipse", em que revisita a música tradicional de Cabo Verde e os seus diferentes estilos, e entrou directamente para o 13.º lugar da tabela da WMCE

O novo trabalho de Lura, gravado em estúdios de Lisboa, Cidade da Praia, Bruxelas, Paris e Nápoles (Itália), surge três anos após "M`bem di Fora", disco que a consagrou como uma das novas e mais bem sucedidas cantoras de Cabo Verde.

"Eclipse" integra 13 temas de compositores novos e consagrados das ilhas, entre os quais Mário Lúcio, Toy Vieira, Orlando Pantera, B. Leza, Edevaldo Figueiredo, Michel Montrond, Valdemiro Ferreira, António "Kino" Cabral, René Cabral, Alfredo Gomes Monteiro, Giacomo Pedicini e Teófilo Chantre, além de um da autoria da cantora.

A tabela da WMCE deste mês é liderada pelo quarteto peruano Novalima, com o álbum "Coba Coba", que se mantém no top há três semanas, tendo subido do terceiro para o primeiro lugar.

Atrás dos Novalima surge a maliana Oumou Sangaré, com "Seya", que desceu para essa posição após ter entrado, em Março último, directamente para o primeiro lugar. Quem também entrou directamente no top - para o terceiro lugar - foram os congoleses Staff Benda Bilili, com o disco "Très Très Fort".

Ba Cissoko, da Guiné-Conacri, que actua sábado na primeira edição do Kriol Jazz Festival, na Cidade da Praia, subiu, com "Seno", da 17.ª para a quarta posição, com o Top5 a ser concluído com o grupo No Blues, banda israelo-holandesa, com o CD "Lúmen", que também entrou directamente para essa posição.

fonte Lusa/RTP