07 abril 2009

Novos Discos de Prince: "LOtUSFLOW3R", "MPLSoUND" e "Elixir" em site quebra-cabeças

Ele prometeu, ele cumpre (mas não sem nos exigir boa dose de esforço). No final de 2008, noticiámos que Prince tinha programada para este ano a edição de três novos álbuns. Criaria um site para o efeito e, através dele, poderíamos aceder à versão de luxo do objecto musical - a versão económica poderia ser adquirida na cadeia Target. Pois ei-los que chegam.

Estão disponíveis, e como habitualmente não é fácil transcrever sem erros os títulos das novas obras: "LOtUSFLOW3R", a explosão "guitar-hero" sob a influência de Hendrix; "MPLSoUND", o registo funk digital; e "Elixir", o álbum de R & B açucarado em que assume as funções de co-compositor e co-produtor para apresentar a sua nova protegida, Bria Valente.

Para que a aproximação ao seu novo universo - o apresentado no site lotusflow3r.com - seja apenas acessível aos mais talentosos e/ou pacientes, Prince criou um quebra-cabeças digital. Quer aceder ao material inédito que o pequeno génio de Minneapolis disponibiliza gratuitamente no novo site? Pois então prepare-se para uma maratona. Nós baqueámos perante o simples desafio de fazer a inscrição, que exigia desvendar um par de códigos escondidos no ecrã. Já o Washington Post, certamente apoiado por "hackers" topo de gama, foi mais longe. Não só conseguiu a inscrição, como conseguiu descobrir coisas incríveis que apenas a mente de Prince poderia engendrar. Por exemplo, para aceder à audição de "MPLSoUND", é necessário um triplo clique nas cordas da Fender Stratocaster azul, guitarra que surge no ecrã após clicar no cisne azul com cabeça de cabo de phone (um verdadeiro sonho psicadélico, convenhamos). Feito isto, acede-se aos extras e aos discos - disponíveis no site, em edição tripla, por 77 dólares (nas lojas Target, o preço baixa aos 11.98 dólares).

As críticas têm apontado "MPLSoUND" como o álbum mais consistente, feito, nos melhores momentos, daquilo que o Washington Post classifica como o "som vintage sintetizador-e-bateria" de Prince (algures por "1999", portanto). "LOtUSFLOW3R", por sua vez, é considerado um épico para guitarra eléctrica, com wah-wah e fuzz a conduzir a explosão eléctrica, firmemente ancorada no génio-um-pouco-mais-alto-de-Seattle, Jimi Hendrix. Consensual parece ser o desapontamento perante "Elixir", de Bria Valente, descrito como mero sucedâneo do R & B em voga na actualidade.

Os álbuns foram apresentados em três concertos consecutivos em Los Angeles, no Nokia Theater L.A. Live, no Conga Room e no Club Nokia. Em elegante fato preto e branco, segundo descrito pelo New Musical Express, Prince tocou clássicos como "1999" e "Kiss", para além de versões de "All shook up", de Elvis Presley, e "Spanish Castle Magic", de Jim Hendrix. Nas actuações marcaram presença as convidadas surpresa Chaka Kahn, no último concerto, e Sheila E, colaboradora dos tempos de "Purple Rain", no primeiro.

in Público