08 abril 2009

Festival Novos Fados LX09


Para além dos muitos concertos, o Festival Novos Fados LX09 vai contar ainda com algumas actividades paralelas.
Durante todo o festival estarão presentes algumas editoras independentes que, numa mini-feira colocarão à disposição de todos os seus discos e merchandising. Já estão confirmadas editoras como a Amor Fúria, Raging Planet ou a Tugaland.

Todos os dias, pelas 21 horas, o festival iniciar-se-á com um documentário sobre a música portuguesa. Nesta primeira edição os três documentários pertencem a Tiago Pereira, um realizador já premiado em festivais com o Doclisboa ou o Ovar Vídeo. No dia 9 passará “B (Fachada) – Tradição Oral Contemporânea”, uma viagem pela tradição oral do nosso país. Ao segundo dia do festival, uma banda sonora dos Musgo numa viagem meta etnográfica pelo país com “Meta”. E por fim, uma abordagem ao ritmo e à dança tradicional, a partir do festival Andanças com “Arritmia”.

A terminar todos os dias, o festival terá djs com sets temáticos que resumirão os estilos musicais de cada dia. No dia 9 será o radialista Pedro Moreira Dias da Radar a apresentar o melhor da música cantada em português. No segundo dia, Miss Nicotine traz o blues, o electro e o rock mais alternativo e no último dia Jakovny termina o festival em festa com uma viagem pela world music.

O Festival Novos Fados LX09 pretende ser uma mostra da nova música portuguesa, resumindo em três dias e duas salas, vários estilos e várias formas de expressão da música feita em Portugal.

No dia 9, a Sala 1 recebe o rock exclusivamente cantado em português com as actuações dos Feromona, Oioai e doismileoito. Entre as actuações no “palco principal”, intercalam-se na Sala 2 concertos mais intimistas que neste dia estarão a cargo de João e a Sombra e mais tarde, Samuel Úria. A noite prolonga-se até às 4 da manhã com um dj set dedicado à música cantada em português.

Dia 10, é a vez de na Sala 1 actuarem os Murdering Triping Blues, Gnu e If Lucy Fell dignos representantes do blues-rock, pós-punk e na Sala 2 o electro-rock das Press Play e dos Tsunamiz. O dj set será dedicado aos sons mais electro, rock e industriais.

Finalmente, no dia 11, invade o palco a world music representada pelos The Ratazanas, Anonima Nuovolari e Farra Fanfarra, na Sala 1, e ainda Atma e Anaidcram, na Sala 3. O dj continuará a viagem pelo mundo até ao fecho desta primeira edição de um festival que o Projecto Marginal quer que se estenda no espaço e no tempo com outras musicas, noutras alturas, em mais cidades, sempre com a mesma atitude e cada vez mais qualidade.

Os bilhetes para a 1ª edição do Novos Fados LX custam 5 euros por dia ou 10 euros para os 3 dias e já estão à venda nos locais habituais (Bliss; Fnac; Liv.Bulhosa(OeirasPark e C.C.Cidade do Porto); Ag. ABREU; Worten; C.C.Dolce Vita; Megarede; El Corte Inglés em Lisboa e Gaia; www.ticketline.sapo.pt).

As portas a abrem às 21h00 e o primeiro concerto a arranca nunca depois das 22h00.

Mais informações em:
www.novosfados.com
www.projectomarginal.com