06 junho 2006

Common - Be


Hoje recupera-se aquele que foi o melhor disco de 2005.
A boa notícia é que o leitor nem precisa de ser um apreciador da arte hip hop para ficar viciado em “Be”. É que Common construiu uma obra sonora e lírica, que extravasa o universo hip hop, para visitar os cantos doces e suaves da música soul, e as heranças rítmicas e suadas do funk. Tudo envolto em fumo baço saído de ambientes jazzísticos.

Common esconde o nome de Ronde Lynn, de Chicago, que já edita discos há uma década. Este é o seu sexto registo e, pode-se afirmar, é onde alcança o auge da sua criação artística.

Claro que há uma peça chave no meio de «Be». É a mão do genial Kanye West que produz o disco com mestria. A ajudar a festa, Bilal aparece no tema «Faithful» e os Last Poets participam em «The Corner».

Podia destacar algumas canções que facilmente podem conhecer o sucesso em airplays, mas é mais honesto referir o excelente resultado que fica da junção de todos os temas que compõem «Be». O que faz com que seja um daqueles discos para ouvir do principio ao fim sem interrupções. Várias vezes. Simplesmente obrigatório.

Nota: 4,5/5