23 junho 2006

Pussycat Dolls e Rihanna: Ainda Bem Que Não Tenho Filhos!

Andemos uma semana para trás para falarmos, e vermos as fotos, da passagem de dois nomes que fazem as delícias dos adolescentes, e não só... As Pussycat Dolls e Rihanna, passaram pelo Pavilhão Atlântico há pouco mais de uma semana, e tal como tinha aqui prometido, marquei presença no local a convite da amiga Lia, que foi em trabalho.

Não foi uma experiência gratificante, foi mais traumatizante. Eu pensava que um nome como Rihanna ainda atraísse um público mais adulto que gostasse dos singles conhecidos. Pura ilusão.
A entrada na plateia do Pavilhão é assustadora. Entro, olho à volta e vejo milhares de crianças em delírio com o que os animadores de uma rádio (Cidade FM) vão gritando!
Aquilo parecia as festas de liceu da associação de estudantes. Um olhar mais atento e não se desvenda a presença de crianças com mais de 16 anos, e já me estou a esticar na idade...
Pais encostados às bancadas, ou sentados no chão, e putos em grupos e em alvoroço.
Afinal, tudo tem uma explicação. Ao falar com um dos colaborades habituais do Pavilhão fico a saber que há muitas queixas de mães descontentes com o elevado volume de som que sai do palco. Dizem que faz mal às crianças, e que estão escandalizadas com o nível dos decibeis.
O mais curioso é que as raparigas, que não podem ouvir música alto, exibem generosos decotes, e roupas que eu imaginava ser mais apropriada para adolescentes a partir dos 18. Quanto a isso as mamãs não demonstram a menor preocupação!

Mas porque é que está ali tanta criançada para ver e ouvir dois nomes da pop actual que até usam e abusam da imagem sexy nos videoclips?!
É só seguir o fio do pensamento, tudo se resume ao título de uma novela: Morangos Com Açucar! É que os singles de ambos os nomes que vão ali actuar passam em peso na banda sonora da novela da TVi. Quem vê os Morangos, como lhe chamam os putos, ouve Cidade FM. Curiosamente tudo do mesmo grupo de media! Vai ao ponto de o privilégio de ter um convite VIP (eu tinha um) ser poder sentar-se na mesma bancada de actores e actrizes da tal novela. Mais nada!

Venda de álcool totalmente proíbida no recinto, foi uma das causas para só lá ter aguentado uma horinha dentro. Deu para ver Rihanna em palco.
Muito mau. A linda menina, tem 18 anos!, de Barbados deixa-nos a todos babados. Parece uma boneca daquelas com uma beleza inacreditavel. Os pais da criançada devem ter gostado do que viram. Musicalmente falando, o concerto de Rihanna é... inexistente. Está sozinha em palco a fingir que canta sobre a música gravada, e apenas se ouve a voz nos refrões ou para falar com os fãs. Coreografias arojadas com bailarinos também não preocupam as tais mães escandalizadas com o som alto! A imgaem de Rihanna é inesquecível; blusinha branca apertada e decotada, calções muito justos e curtos a evidenciarem umas belas pernas em cima de uns saltos bem altos! A criançada adora. Os pais também.

As Pussycat Dolls são seis. O conceito de concerto delas é totalmente coreográfico. Não há músicos, nem Dj's em, palco. Só elas e um cenário que lhes proporciona várias danças.
Uma ou outra apresenta uma boa voz, as outras disfarçam. Mas a dançarem são certinhas. Com mudanças de roupa constantes, mantendo sempre a imagem bem provocante, há alturas em que aquilo podia ser perfeitamente um início de uma apresentação em qualquer casa de strip!
Enfim, fiquei a saber que as crianças deste país crescem ao som dos Morangos, e vestem ao sabor das Rihannas.

Ainda bem que não tenho filhos!

A não perder: Reportagem da Lia Pereira no Cotonete