16 junho 2006

Portugal a Rufar: de Hoje a 18 de Junho no Seixal


Para saber todos os pormenores desta enorme festa a decorrer no próximo fim de semana consultem o site Portugal a Rufar:


Dias 16, 17 e 18 de Junho, a Quinta da Fidalga, na Arrentela - Seixal, recebe o II Festival Internacional de Percussão, Música e Dança “Portugal a Rufar, onde quatro palcos esperam artistas vindos de quatro continentes, que vão cruzar ritmos e tradições, para públicos de todas as idades.

Três dias, muitos mundos em palco e uma só voz: a percussão. A segunda edição do “Portugal a Rufar” insiste na promoção dos instrumentos e dos estilos desta linhagem musical e na divulgação de novas formações artísticas em seu redor. O objectivo de fazer vibrar consciências e mentalidades, a favor da cidadania, da tolerância e da diversidade étnica e cultural dos povos, é também conservado.

Na majestosa Quinta da Fidalga, na Arrentela, concelho do Seixal, nos dias 16, 17 e 18 de Junho, a animação é constante ao longo das três jornadas e os espectáculos musicais começam com a entrada das tardes e prolongam-se noites dentro. Oficinas artísticas não faltam, nem uma exposição permanente sobre a percussão no mundo.

As grandes novidades são, porém, o espaço disponível para a guarda e entretenimento de crianças dos zero aos oito anos, o fornecimento gratuito de águas e, para os que não querem perder pitada, o campismo.

O alvoroço de 700 tambores, em desfile matinal pelas ruas do Seixal, encerra o festival no domingo, 18 de Junho. É o Dia do Bombo, que finaliza com um mega espectáculo, reunindo no palco principal dezenas de artistas participantes, portugueses e estrangeiros, que se despedem do público de 2006 sob fogo de artifício sincronizado.

Actuando durante cerca de quarenta horas, num total de mais de 25 espectáculos com a participação de dezenas de artistas, entre os quais músicos, bailarinos, actores e cantores, desde África, América do Sul, Ásia e Europa, responderam ao bramir dos tambores da associação Tocá Rufar, principal promotora do festival.

O projecto artístico e social, Tocá Rufar, criado e conduzido por um dos pioneiros da percussão em Portugal, Rui Júnior, conta com a Câmara Municipal do Seixal na organização do “Portugal a Rufar”. Festival que é uma frenética, estridente e contagiante manifestação artística, cujo furor vai muito mais além dos limites dos pomares da Quinta da Fidalga.

O “Portugal a Rufar” é uma festa para toda a família - bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos - que transporta o visitante através de uma alucinante viagem interplanetária, pelas origens étnicas e culturais de várias regiões e civilizações. O intercâmbio cultural e artístico, a troca de saberes e de experiências musicais, e sociais também, são igualmente exaltados nesta homenagem à percussão.


Venda de bilhetes

Os bilhetes para o “Portugal a Rufar” já estão à venda esta semana e custam dez euros, para cada um dos dias 16 e 17, havendo desconto de 50% para crianças até aos 12 anos e idosos a partir dos 65. Grupos de 10 pessoas ou mais terão direito a 10% de desconto. No dia 18 a entrada é gratuita.

A venda de bilhetes está a ser feita na sede do Tocá Rufar. Poderá igualmente adquiri-los no próprio local, na Quinta da Fidalga, nos dias do festival.

Informações e contactos

Tocá Rufar
Rua António Macedo, 23 - Casal do Marco - 2840-175 Seixal
Tel.: + -351-21 226 90 90 Telefax + -351-21 226 90 89
mail: tocarufar@tocarufar.com internet: www.tocarufar.com | www.portugalarufar.com

Quinta da Valênciana
Hotel e Restaurante Rua da EDP, Lote 19 2865-373 Fernão Ferro
Tel. : 21 212 83 70 Fax : 21 212 07 10