09 dezembro 2006

A Não Perder Hoje na ZdB: Anonima Nuvolari

Rezam as crónicas que um concerto dos Anonima Nuvolari é sinónimo de grande festança. Hoje, finalmente, vou poder testemunhar isso mesmo. Fica o convite para quem queira passar logo à noite no Bairro Alto na sala da ZdB. Além dos italianos há também Asilah Gnawa, projecto marroquino.
Recorro ao site da ZdB para apresentar os Anonima Nuvolari:

Sábado dia 9 de Dezembro às 23h00
Italo Gnawa Party Time Sessions

Anonima Nuvolari (IT/CH)
Asilah Gnawa (MA)

Anonima Nuvolari
"Anónima Nuvolari é constituída por um grupo de músicos italianos residentes em Portugal e provenientes de diferentes experiências musicais, os quais se juntaram com o objectivo comum da recuperação e valorização do património musical italiano na sua vertente mais alegre e dinâmica.
O conjunto é constituído por cinco músicos (acordeão e voz, guitarra e voz, sax soprano, contrabaixo, percussão). A particular constituição do conjunto permite actuações acústicas, oferencendo liberdade de movimentos aos músicos, armados com o seu espírito boémio.
O repertório proposto pela Anónima Nuvolari afunda as suas raízes na música popular e consiste numa viagem através dos últimos 50 anos da canção italiana: tendo como ponto de partida o Maestro napolitano Renato Carosone, passa-se por referências como Fred Buscaglione ou Adriano Celentano, para chegar até autores contemporâneos entre os quais estão Paolo Conte e Vinicio Capossela, mantendo contudo uma continuidade artística baseada numa interpretação cheia de genuinidade e generosidade."

+ info: Anonima Nuvolari
+ myspace: Anonima Nuvolari
+ youtube: Anonima Nuvolari "viva la pappa col pomodoro"
+ youtube: Anonima Nuvolari "pigliate na pastiglia"

Asilah Gnawa

Formação de músicos e cidadãos marroquinos residentes em Portugal, que vem apresentar duas partes distintas no mesmo espectáculo. Uma parte será totalmente dedicada à hipnose do gnawa, de percussão e cordofones em alinhação cósmica de elementos rítmicos e harmónicos capazes de pôr tanto a cintura no groove como os neurónios às voltas. A outra parte tem que ver com danças tradicionais marroquinas, com cânticos, percussão e sopros, direitinhos da fonte original, sem tretas caucasianas a chatear como tantas vezes acontece neste tipo de formações desterradas. Parece que esta parte da noite anterior aos Nuvolari vai fechar para deixar o povo histérico, portanto é bom que venham logo às 23h para apanhar com este pessoal.

Entrada: 7.5 €