12 dezembro 2006

Yo La Tengo @ Aula Magna

(foto de JP Almeida)
Lisboa 3 de Dezembro

Excelente regresso do trio americano de New Jersey aos concertos em Portugal. Com disco novo na bagagem foi fácil arrancarem para mais um grande concerto onde as canções mais recentes conviveram de forma eficaz com outras da longo reportório dos Yo La Tengo. Recorde-se que já existem há mais de 20 anos como banda, e por isso não é difícil alinharem canções que despertem sempre entusiasmo na plateia.
A sala não encheu, mas quem decidiu passar o seu domingo à noite na companhia de Ira, Georgia e James, não se arrependeu nada.
A noite abriu com "Our Way to Fall", e "Pass the Hatchet", seguido de "Little Eyes" e "Flying Lessons". Estava dado o mote para o que iria ser mais um concerto dos Yo La Tengo por cá. Não ficou atrás das passagens inesqueciveis por Paredes de Coura, e pelo Garage.
A música dos Yo La Tengo cativa porque joga em dois campos que se cruzam muito, ora estão ali calminhos a darem-nos os arranjos mais melódicos com canções da melhor pop, como se atiram furiosamente pelos caminhos ruidosos e distorcidos de um rock cru.
Para a parte final da actuação ficaram as surpresas. A banda estava muito bem disposta por ser a sua última noite de digressão europeia, iam voltar para casa contentes para prepararem as festas de Natal, diziam eles. Foi nesse estado de espírito que tocaram "Rock'n roll santa" tema tradicional, e ainda brindaram os fãs com "I wanna destroy you" (original dos Soft Boys), e terminaram a noite com uma belíssima versão de "I found a reason" (velvet underground).
É este o encanto do trio, no fundo é esta a história que faz com que a discografia dos Yo La Tengo seja ponto de passagem obrigatória para quem gosta de rock.

setlist:
our way to fall
pass the hatchet
little eyes
flying lesson
weakest part
beanbag chair
mr tough
song 4 mahila
i feel like going home
autumn sweater
i should have known better
watch out 4 me ronnie
deeper into movies
story of YLT
nuclear war

i wanna destroy you (original dos Soft Boys)
little honda
rock'n roll santa (tradicional)

season of the shark
let's save tony orlando's house
tom courtenay

i found a reason (velvet underground)