A notícia é do
DN e pode ser confirmado na página
World Peace One:
Lisboa vai ser uma das cidades contempladas com o espectáculo internacional World Peace One. O evento está marcado para 17 de Maio e o Estádio da Alvalade deverá ser o palco escolhido, embora decorram ainda negociações, uma vez que a SAD do Sporting pretende conhecer previamente alguns dos nomes que irão constar do cartaz.
Os
U2 estão já confirmados neste evento, mas não se sabe em que cidade irão actuar. B
eyoncé, The Who, Christina Aguilera, Tina Turner, Red Hot Chili Peppers e Shakira também foram já convidados.
Todavia, o DN sabe de fonte segura que Lisboa irá receber artistas internacionais de forte impacto mediático, havendo até uma conhecida banda britânica que se ofereceu para participar.
Rosa Mota, o professor Fernando Pádua, Filipe La Féria e o velejador Ricardo Diniz estão confirmados como embaixadores portugueses do evento.
O concerto chegou a estar marcado para Dezembro último, mas foi impossível conciliar a agenda de todos os músicos, disse uma fonte ao DN. Na altura, havia dez cidades programadas para receber os concertos, tal como agora deverá acontecer.
O World Peace One começou por ser um "festival" semelhante ao Live Earth, realizado no ano passado, mas ganhou entretanto uma forte componente política, ligada a causas humanitárias. De resto, a organização com o mesmo nome não tem quaisquer fins lucrativos. Os bilhetes são pagos, mas todas as receitas revertem a favor da World Peace One que posteriormente as irá usar em campanhas pela paz no mundo.
A sede da World Peace One é em Los Angeles, que irá receber o evento. Mas cidades como Miami e Londres e países como China, Índia, Brasil, Colômbia, Turquia, Porto Rico e África do Sul estão também confirmados como anfitriões. Possivelmente, haverá ainda outras duas cidades que poderão fazer parte do mapa do espectáculo. A organização portuguesa pretende ter todos os detalhes resolvidos em Março, sendo que também já foram convidados algumas bandas e artistas nacionais para figurarem no cartaz.
Tal como aconteceu no ano passado com o Live Earth, o World Peace One será alvo de uma transmissão televisiva internacional, que irá ser difundida para 180 países, numa emissão ininterrupta de 30 horas. Esperam-se cerca de 3,5 mil milhões de espectadores, através da televisão e Internet. Em Portugal decorrem negociações para a difusão do concerto de Lisboa.
O projecto tem a duração de dez anos e o próximo World Peace One poderá ocorrer em 2010 ou 2011. Figuras como Claes Nobel, Nelson Mandela, Kofi Annan, Sharon Sto-ne, Angelina Jolie, Patrick Swayze, Robert Redford, Slash, Brian McKnight, Taylor Dayne, Christina Applegate, Miguel Reyna, Jimmy Carter, Bono Vox e Oprah Winfrey já se associaram a esta causa. A organização portuguesa procura ainda uma universidade que receba a escola World Peace One, para que alguns destes nomes possam vir a Portugal dar palestras e realizar algumas outras actividades. O objectivo passa também por adquirir um edifício devoluto e reabilitá-lo.
Antes do World Peace One, estão a ser programados alguns espectáculos no Hard Rock Café, que se irá também associar à organização.
O DN pode adiantar ainda que está a ser preparada uma edição em DVD do espectáculo Friends of Live Earth, que no ano passado decorreu no Pavilhão Atlântico, à mesma hora do Live Earth, com a presença de nomes como David Fonseca, Teresa Salgueiro e Blind Zero. Existem ainda negociações, mas tudo indica que a chegada ao mercado esteja para breve.|