22 fevereiro 2008

World Peace One - Grandes Nomes em Alvalade

A notícia é do DN e pode ser confirmado na página World Peace One:
Lisboa vai ser uma das cidades contempladas com o espectáculo internacional World Peace One. O evento está marcado para 17 de Maio e o Estádio da Alvalade deverá ser o palco escolhido, embora decorram ainda negociações, uma vez que a SAD do Sporting pretende conhecer previamente alguns dos nomes que irão constar do cartaz.

Os U2 estão já confirmados neste evento, mas não se sabe em que cidade irão actuar. Beyoncé, The Who, Christina Aguilera, Tina Turner, Red Hot Chili Peppers e Shakira também foram já convidados.

Todavia, o DN sabe de fonte segura que Lisboa irá receber artistas internacionais de forte impacto mediático, havendo até uma conhecida banda britânica que se ofereceu para participar.

Rosa Mota, o professor Fernando Pádua, Filipe La Féria e o velejador Ricardo Diniz estão confirmados como embaixadores portugueses do evento.

O concerto chegou a estar marcado para Dezembro último, mas foi impossível conciliar a agenda de todos os músicos, disse uma fonte ao DN. Na altura, havia dez cidades programadas para receber os concertos, tal como agora deverá acontecer.

O World Peace One começou por ser um "festival" semelhante ao Live Earth, realizado no ano passado, mas ganhou entretanto uma forte componente política, ligada a causas humanitárias. De resto, a organização com o mesmo nome não tem quaisquer fins lucrativos. Os bilhetes são pagos, mas todas as receitas revertem a favor da World Peace One que posteriormente as irá usar em campanhas pela paz no mundo.

A sede da World Peace One é em Los Angeles, que irá receber o evento. Mas cidades como Miami e Londres e países como China, Índia, Brasil, Colômbia, Turquia, Porto Rico e África do Sul estão também confirmados como anfitriões. Possivelmente, haverá ainda outras duas cidades que poderão fazer parte do mapa do espectáculo. A organização portuguesa pretende ter todos os detalhes resolvidos em Março, sendo que também já foram convidados algumas bandas e artistas nacionais para figurarem no cartaz.

Tal como aconteceu no ano passado com o Live Earth, o World Peace One será alvo de uma transmissão televisiva internacional, que irá ser difundida para 180 países, numa emissão ininterrupta de 30 horas. Esperam-se cerca de 3,5 mil milhões de espectadores, através da televisão e Internet. Em Portugal decorrem negociações para a difusão do concerto de Lisboa.

O projecto tem a duração de dez anos e o próximo World Peace One poderá ocorrer em 2010 ou 2011. Figuras como Claes Nobel, Nelson Mandela, Kofi Annan, Sharon Sto-ne, Angelina Jolie, Patrick Swayze, Robert Redford, Slash, Brian McKnight, Taylor Dayne, Christina Applegate, Miguel Reyna, Jimmy Carter, Bono Vox e Oprah Winfrey já se associaram a esta causa. A organização portuguesa procura ainda uma universidade que receba a escola World Peace One, para que alguns destes nomes possam vir a Portugal dar palestras e realizar algumas outras actividades. O objectivo passa também por adquirir um edifício devoluto e reabilitá-lo.

Antes do World Peace One, estão a ser programados alguns espectáculos no Hard Rock Café, que se irá também associar à organização.

O DN pode adiantar ainda que está a ser preparada uma edição em DVD do espectáculo Friends of Live Earth, que no ano passado decorreu no Pavilhão Atlântico, à mesma hora do Live Earth, com a presença de nomes como David Fonseca, Teresa Salgueiro e Blind Zero. Existem ainda negociações, mas tudo indica que a chegada ao mercado esteja para breve.|