24 fevereiro 2008

Spoon e Mazgani @ Aula Magna: Agitação Para Gente Sentada


(foto: Rita Carmo)

Os Spoon confirmaram as boas indicações deixadas no último Paredes de Coura e assinaram um concerto muito bom na noite de sábado na Aula Magna perante uma plateia que não encheu a sala mas que viu recompensado o investimento.
Na primeira parte Mazgani a dar mais um passo seguro na afirmação de talento em território nacional.

Ainda se ouvia bem alto nas colunas o inconfundível James Brown a cantar «SexMachine» quando discretamente os Spoon entram em palco. Acto contínuo agarram nos intrumentos, as luzes apagam-se e abrem a noite com toda a genica.
Uma das características da banda em palco é que não quebram entre as músicas sendo que a maior parte das vezes as canções sucedem-se com passagens entre elas sem pararem.
Isto dá para ter uma ideia do ritmo que é imposto, e da pedalada que Britt Daniel (vocalista e guitarrista) apresenta em palco.
A entrega à sua música é total, os temas sucedem-se não dando tréguas a ninguém, a comunicação com os fãs é só a essencial para agradecerem e lembrarem que é a segunda vez que estão por cá e que o público é caloroso.

Naturalmente em destaque este o excelente disco «Ga Ga Ga Ga Ga» editado no ano passado e foram temas como « You Got Yr. Cherry Bomb», «My Little Japanese Cigarette Case», ou « Don't Make Me A Target» que tiveram maior reacção na assistência confortavelmente sentada.

Ninguém diz que estes texanos já andam nisto desde 1994, pelo menos o vocalista Britt e o baterista Jim Eno, pois a sua postura ao vivo é de uma frescura, e motivação, mais própria de quem está agora a dar os primeiros passos.
O rock dos Spoon é contagiante, aquelas teclas dão uma elegância à estrutura sónica das canções.
No fim há a imagem que nos fica na memória, a banda entregue a um furioso instrumental com o vocalista de joelhos curvado sobre a sua guitarra procurando a distorção, e de costas para a plateia. São uns minutos intensos de ruído eufórico mas bem alinhado e a fazer todo o sentido aos colar-se à imagem do que são os Spoon ao vivo. Poderosos.

Na primeira parte este o projecto Mazgani. Depois de o termos visto a solo na primeira parte de Kurt Wagner, Mazgani ganha força com a ajuda da bateria, baixo e guitarra, e defende muito bem o seu excelente disco ao vivo. Caminha seguramente para a confirmação do seu talento.

in Disco Digital