05 fevereiro 2008

The Charlatans @ Aula Magna: Anos 90 bem medidos

Tim Burgess e seus pares não desmoralizaram com o pouco público que respondeu à chamada da estreia dos Charlatans no nosso país, e apesar das muitas cadeiras vazias na Aula Magna a banda partiu para um concerto bem conseguido com momentos entusiasmante quando evocou os êxitos dos anos 90, e deixando pistas para o tal novo disco a sair brevemente que vai ter distribuição livre na internet.

Quem acaba um concerto de forma absolutamente épica ao som de um fabuloso instrumental chamado »Sproston Green», tema do álbum de estreia «Some Friendly» de 1990, merece, pelo menos, uma palavra elogiosa.
Mas a verdade é que até houve outros momentos dignos de registo para trás. O vocalista Tim Burgess gostou da recepção que teve, e da reacção da plateia às suas canções mais emblemáticas, vendo-se muitos fãs a trocar o conforto das cadeiras por danças frenéticas de pé, embora meticulosamente controlada pelos sempre zelosos seguranças(?) da Aula Magna.

A verdade é que as interpretações, bem conseguidas diga-se, de temas como «North Country Boy», «The Only One I Know», aquelas teclas são irresistíveis, «Love Is The Key» ou «You're So Pretty - We're So Pretty» conseguiram empolgar os fãs que responderam à altura.
Claro que nas canções a serem editadas no novo disco, e mesmo nas mais recentes da carreira dos Charlatans o ambiente era morno, mas valeu pela recordação dos singles que deviam ter sido apresentados por cá há dez anos.
Parece que o lema mais vale tarde que nunca funcionou também para Burgess que mostrou vontade de regressar.

in disco digital

Vídeo Charlatans na Aula Magna ( IOL Vídeos)