31 agosto 2008

O Fim do CD II

Em complemento ao que escrevi aqui esta semana:

Discos: Números da afp confirmam queda acentuada
Vendas caem 17%


A venda de discos em Portugal caiu 17,32 por cento nos seis primeiros meses deste ano, por comparação com igual período de 2007.

Os números são da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e confirmam a tendência mundial de queda na venda de música em suporte físico. Nos EUA, maior mercado do Mundo, a queda nas vendas de CD foi de 11 por cento na primeira metade de 2008.

Pelo contrário, a compra de música digital vai de vento em popa em Portugal, tendo-se verificado (em igual período de tempo) um crescimento de 35,19 por cento no volume de facturação. Um aumento considerável, que permite à indústria amortecer as perdas. Ainda assim, a facturação conjunta das vendas em suporte físico e digital sofre uma queda de cinco por cento nos primeiros seis meses do ano.

De acordo com Eduardo Simões, director-geral da AFP, o crescimento do mercado digital deve-se em grande medida aos "toques para telemóvel e aos downloads legais pela internet".

Em crescimento esteve também a venda de singles (1009 por cento) e de discos em vinil (54 250 por cento), em grande parte por motivos profissionais, e também de DVD, com um aumento de 2,60 por cento.

Tentando inverter a má conjuntura, as principais editoras de Portugal apostam em lançamentos de peso até ao final do ano, incluindo muitos artistas nacionais.

in correio da manhã