07 agosto 2009

Festival Sudoeste, 1º Dia: A culpa é do Sistema



Os Buraka Som Sistema arrasaram na noite de arranque oficial do 13º Festival Sudoeste. Foram eles os responsáveis pelo maior ajuntamento no palco principal, pouco concorrido no resto da noite.

Até à aparição da banda portuguesa o palco principal não chamou a atenção dos festivaleiros que nesta primeira noite andaram muito dispersos pelo recinto e parque de campismo. A excepção foi o espaço Positive Vibes onde o «massivo« amante do reggae enche sempre o espaço, mesmo que não veja mais que uma cortina de fumo. Collie Buddz e Anthony B contribuiram para a festa com boas actuações...e vibrações

Mas até o fiel público do reggae abandonou por momentos o seu habitat para se juntar à multidão que recebeu e vibrou com o grande concerto dos Buraka Som Sistema. Hoje, estamos na presença de um grupo habituado às multidões, que apresenta um espectáculo capaz de ombrear com uns Chemical Brothers ou uns Groove Armada. Sem exagero. Com a ajuda dos Tocá Rufar, e com excertos de gente como os Metallica, AC/DC, ou The Prodigy, o diamante negro do disco é lapidado ao vivo e ganha facilmente o título de melhor concerto da noite. Sem grande concorrência, assinale-se.

Para quem já viu os The National em outras ocasiões não deixará de estranhar o facto de terem tido tão reduzida plateia neste seu regresso. A qualidade da actuação merecia muito mais público mas a banda fez valer o famoso chavão «poucos mas bons» voltando a mostrar toda a cumplicidade que tem conquistado com os fãs no nosso país. Mas o Sudoeste não é certamente o anfiteatro ideal para uma música que tem álcool, é certo, mas que pede mais intimidade do que uma tez bronzeada.

Os The Veils não tiveram muitos fãs para poderem convencer ou conquistar, e Macaco tentou animar as hostes mas não foi bem sucedido, por culpa da banalidade das suas canções. No palco secundário, nenhum concerto conseguiu escapar à mediania e o atraso nos horários previstos também não terá ajudado.

in disco digital