13 julho 2006

Quem Foi Syd Barrett


A notícia da morte de Syd Barrett teve honras de divulgação em rádios e televisões. É natural porque o nome Syd Barrett por si só suscita-nos respeito. É do senso comum, falo de quem gosta de música mesmo que são seja dos fãs mais atentos, que se associe Barrett à história dos Pink Floyd, mas nem toda a gente sabe que a sua ligação foi muito curta.

Syd Barrett esteve na origem dos Pink Floyd, e desde logo ganhou um papel principal na banda que viria a ser a atenção do mundo ainda nos anos 60. Syd era vocalista, guitarrista e compositor, e foi um dos mentores do álbum de estreia "The Piper at The Gates of Dawn", de 1965.
Os problemas começaram logo nos primeiros concertos, e em digressão o comportamento de Syd era cada vez mais insuportavel pelos seus companheiros. Tudo se resumia a problemas de droga, LSD, que alteraram por completo o seu comportamento. Ia ficando cada vez mais distante, mas desinteressado e com o humor mais instável. O seu génio compositor, a sua arte a tocar guitarra de maneira inovadora, usando o eco, davam lugar a um génio moldado e prendido ao consumo de drogas.
Ainda chegou a participar no segundo disco "A Saucerful of Secrets", deixando para a história um tema, "Jugband Blues" onde se nota a sua indiferença perante a banda, mas depois foi mesmo afastado dos Pink Floyd.
À partida a ideia era manter Syd como um compositor ligado ao grupo, mas isolado, ao estilo de Bryan Wilson nos Beach Boys. Mas foi impossível, a sua postura era de tal maneira incompatível com o que se queria dele que a banda recrutou David Gilmour, o homem que ensinou Syd a tocar guitarra! Roger Waters assumiu a liderança dos Pink Floyd e Gilmour acabou por ficar sempre ligado à banda.

Curiosamente, foi como factor alheio, mas não indiferente, ao grupo que nasceram as obras primas dos Pink Floyd, ainda hoje reconhecidas por todos. Roger Waters e David Guilmour inspiraram-se na trágica vida de Syd Barret para fazerem "The Dark Side of the Moon", "Wish You Were Here" e "The Wall". Os problemas mentais, o declínio humano, sempre presentes. A sombra de Syd seguia os Pink Floyd.
Para quem viu o famoso filme "The Wall", certamente reconhecerá na personalidade e comportamento da personagem Pink, o vulto de Syd Barrett.

É por isto que o nome de Syd Barrett é tão importante na história do Rock, ele confunde-se com o universo Floyd.
Em nome próprio Syd ainda editou dois discos, e ameaçou um 3º. "The Madcap Laughs" e "Barrett" foram escritos na sua fase criativa, em fins dos anos 60, e são discos interessantes. Mas até este ano a vida de Syd foi reservada, sem aparições em público desde 1973.
Morreu esta semana de diabetes.

É uma personagem do mundo da música que merece ser investigada.