05 julho 2006

«Rebeldia Con Alegria» Amparanoia



Um disco de 2004 para chamar o sol e o calor neste verão chuvoso.
Irresístivel! É a palavra certa para caracterizar o som dos Amparanoia. Quem teve a dupla sorte de trocar o palco principal pela Tenda Raízes no último dia do Rock In Rio de há dois anos sabe do que estou a falar.

Música para pular, dançar, sorrir, cantar e alargar o leque de discos de consumo obrigatório em pleno calor!

Esta “Rebeldia Con Alegria” é uma compilação com os melhores momentos da carreira dos espanhóis Amparanoia, liderados pela imparável Amparo Sanchez. É ouvir o tema de abertura “En La Noche” e ficamos logo rendidos ao mundo de encontros entre o reggae, funk, rock e tudo o que fizer dançar. Só nesse tema canta-se em inglês, francês e castelhano. A descrição é familiar? Claro que sim, Manu Chao está presente, em corpo e espírito. São os caminhos contagiantes desta música que ilustram todo o disco que revela dois temas inéditos, um deles, “Don’t Leave Me Now” conta com a ajuda dos Calexico.

É uma maravilhosa maneira de conhecer os Amparanoia, e tem como vantagem o facto de podermos continuar a explorar os trabalhos da banda expostos em quatro discos de originais já editados. Obrigatório!

Brevemente falarei do novo disco já editado este ano.

Nota: 4/5