05 julho 2007

Festival Super Bock Super Rock, dia 3: Mundo Cão e CYHSY

Uns Mundo Cão ainda algo verdes em palco abriram o terceiro dia de actividades do 13º Super Bock Super Rock. Horas mais tarde, coube aos Clap Your Hands Say Yeah um dos mais entusiasmantes concertos do dia.

Boa parte do destaque numa actuação dos Mundo Cão centra-se na figura de Pedro Laginha, vocalista e cara de um projecto que tem em «Morfina» single de destaque no airplay radiofónico nacional. A escola Mão Morta tem aqui descendência visível, faltando aos Mundo Cão solidificar uma série de boas ideias e canções em espectáculos mais amplos e conseguidos. Mesmo assim, a verdade é que há por aqui coisas boas que merecem destaque, secção rítmica à cabeça.

Depois dos Linda Martini, os Clap Your Hands Say Yeah (CYHSY) afastaram receios de um concerto menor, parente directo de um segundo de originais longe qualitativamente da estreia de há alguns anos atrás. Liderados pela presença e voz de Alec Ounsworth, os CYHSY pegam em muito bom pedaço da história da música e ajustam-no ao seu tempo com relativa mestria e inventividade. Centrados numa voz única (ame-se ou odeie-se, não é por isso que deixa de ser ave rara), são os teclados e restantes elementos electrónicos que conferem maior profundidade à sonoridade da banda, que tem aí um filão para explorar ainda mais num futuro próximo.

Houve, da parte dos CYHSY, uma inteligentíssima gestão de alinhamento, que centrou boa parte das atenções na estreia ficando o recente segundo tomo relegado a plano menor, com inclusão apenas das canções globalmente (banda incluída) tidas como mais certeiras. Casos, refira-se em adenda, de «Yankee Go Home» ou a excelente ao vivo «Satan Said Dance». CYHSY, ou como os Talking Heads nunca fizeram tanto sentido – excelentes.

in Disco Digital por Pedro Figueiredo