06 julho 2007

Festival Super Bock Super Rock, Dia 4: Lusofonia e técnica

Foi preciso esperar pelo último dia da 13ª edição do Super Rock para se viver uma autêntica tarde quente de um verão que teima em não aparecer. Desta vez o calor, e o sol iluminaram as prestações de três projectos lusófonos, com destaque para os Micro Audio Waves, e inspirou os Gossip e os Tv on The Radio a arrancarem belos concertos.

A técnica da força é o estilo do trio Gossip onde Beth Ditto é a figura maior. O trocadilho é tão óbvio quanto irresistivel: foi uma actuação de peso! Miss Beth exibiu vestido azulado, e passeou-se descalça enquanto projectava a sua poderosa voz para um recinto já com alguns milhares admiradores.

Não, não se despiu. Foi expansiva na comunicação com a plateia, disse que queria muito ver os TV on The Radio, desculpou-se pelo cansaço, e por uma arreliadora tosse, e interpretou com alma todos os temas já bem conhecidos dos mais atentos, com destaque para uma bela versão de «Careless Whispers» dos Wham!, e para «Standing In The Way of Control». Esta foi a última canção, altura em Beth pulou do palco para perto da primeira fila onde terminou o concerto. Já os companheiros recolhiam quando pudemos assistir aos seus dotes de alpinista a escalar a plataforma do palco. Isto perante o aplauso em sinal de aprovação geral. Carismática passagem pelo SBSR.

Não era só Ditto que esperava com ansiadade pelos Tv On The Radio, uma plateia bem composta mostrava interesse em ver como os autores de «Return to Cookie Mountain», para muitos o melhor disco do ano passado, defendiam as suas canções ao vivo. Aqui destacou-se a força da técnica da banda de Brooklyn, em especial a genica do vocalista Tunde Adebimpe que manteve o interesse sempre alto na sua actuação até ao auge deste fim de tarde que foi a interpretação do soberbo «Wolf Like Me». Esta passagem só foi mais marcante devido a problemas de som que os prejudicaram, coisa que até aqui tinha sido rara neste palco. De qualquer forma um concerto de saldo positivo.

A honra de abertura deste último dia teria cabido à revelação angolana de hip hop, ala mais r&b, Anselmo Ralph. E só não foi assim porque surpreendemente apareceram em palco por volta das 16h30 os portugueses Gentlemen Strip Club a dar pop condizente com a tarde quente a quem já circulava no recinto.

Por sua vez Anselmo Ralph apresentou-se como revelação do Super Rock realizado em Angola há uns meses e tentou angariar admiradores para a sua causa recorrendo à temática amorosa.

Bem mais interessante foi a curta actuação dos Micro Audio Wave que mostraram a grande qualidade do seu novo trabalho, «Odd Size Baggage». Cláudia Efe, Flak e Carlos Morgado estão no caminho certo para o reconhecimento geral, basta ver a maneira como interpretaram o prometedor single «Down by Flow». Estão em claro crescendo.

Os X-Wife apostaram na apresentação de novos temas a incluir no próximo álbum. Naturalmente a reacção dos poucos festivaleiros no recinto não foi tão entusiástica como nos momentos em que João Vieira e companheiros se atiraram às canções já conhecidas. Uma actuação segura a demonstrar a experiência que os X-Wife já têm deste tipo de eventos.

in Disco Digital