08 julho 2007

Israel Vibration @ Carcavelos: Festival MUSA

A noite era de 7 maravilhas, e Live Earth, mas ao fim de mais de uma semana pelos caminhos do rock o apelo de uma sessão reggae falou mais alto e Carcavelos foi o destino.
Na segunda, e última, noite do MUSA a atracção principal era Israel Vibration, nome maior da história da Jamaica, e um caso simbólica de vontade de viver.
Compostos por membros afectados pela doença Poliomelite, são uma das referências do reggae roots com uma carreira que iniciou-se nos anos 70 com o álbum “Unconquered People” gravado nos míticos estúdios Tuff Gong de Bob Marley.
Ontem aqueceram a noite no recinto ao lado da praia de Carcavelos e o som quente do reggae fez esquecer o muito vento, e pó levantado do chão.
Muitos apreciadores de reggae responderam ao apelo a mostrar que a devoção às raízes do reggae é um facto consumado por cá.
Acompanhados pelos fantásticos Roots Radics, uma das melhores e mais conhecida backing band da história do reggae, tocaram temas como “Ball Of Fire” “Rudebwoy Shuffling”, “Why Worry”, “The Same Song”, “Licks and Kicks”, ou “Livity in The Hood”.
Mais umas personagens da rica história jamaicana a assinarem por cá um bom concerto.
Hoje vão estar no Porto, no Sá da Bandeira, por isso não os percam, malta do norte.

Destaque também para a última aparição em palco dos veteranos espanhóis Skaparapid. Com um punk reggae bem puxado fizeram aquele que eles dizem ser o último concerto, embora já o venham dizendo há uns tempos e depois nunca se confirma.