21 maio 2006

Afinal a Luta Anti-Pirataria é Só Contra Alguns!!

Fantástico! Ficam a saber que aquela fúria toda de nos levarem a todos presos por descarregarmos, e disponibilizarmos músicas e filmes via internet, não é dirigida a todos.
Como se sabe, estamos todos sujeitos a receber cartinhas simpáticas em casa dando conta dos crimes graves que andamos a fazer ao deixarmos que nos copiem ficheiros de faixas de músicas, ou filmes. Ameaçam com multas pesadas e até prisão. O pânico chegou há um mês com os telejornais, e jornais a darem grande destaque ao combate aos criminosos que descarregam música e filmes.

Então não é que ficamos a saber que cidadãos como o Nuno Gomes e o Petit, jogadores do Benfica e da Selecção, levam consigo dvd's ilegais para verem em estágio?!
Está tudo no site Megafone e veio publicado no jornal Correio da Manhã:

A FEVIP (Federação de Editores de Videogramas) insurgiu-se ontem contra o facto de Nuno Gomes ter afirmado, no ‘Jornal da Noite’ de quarta-feira, na SIC, que levava para estágio os filmes ‘Missão Impossível 3’ e ‘Instinto Fatal 2’, películas essas que, a nível mundial, ainda só estão disponíveis no cinema. Ou seja, segundo a FEVIP, o jogador internacional da Selecção está a ter “aproveitamento de obra usurpada”, algo ilegal. No entanto, aquela entidade não pensa agir judicialmente contra o jogador, mas gostava que o mesmo se retractasse.

O Nuno Gomes está lixado, vai levar uma bela de uma multa, pensei eu.
Qual quê?! Vejam a simpática reacção do director-executivo da FEVIP:

“Não está nos nossos planos meter o jogador em tribunal. No entanto, é verdade que ele está a colaborar com criminosos. Gostávamos de ver o Nuno Gomes a dizer que prefere os filmes originais e estamos dispostos a oferecer à Selecção os filmes que quiserem. É que o que o Nuno Gomes diz possuir não passa de um aproveitamento de obra usurpada, o que é ilegal”, disse Paulo Santos, director-executivo da FEVIP, criticando depois o jogador do Benfica.
“Ele tem de lembrar-se que é um ídolo para muitas pessoas e poderá, deste modo, estar a influenciar essas mesmas pessoas. Há empregos em risco devido a essa pirataria e todos deveriam levar isso em conta. De certeza que o Nuno Gomes, e alguns dos seus colegas, não ganhariam tantos milhões se nós fossemos aos estádios e não pagássemos. Gostaria e acredito que ele se vai retractar e pedir desculpa, já que é uma pessoa de bem.”

Também Petit teve direito a um reparo por parte da FEVIP, embora mais moderado. “Na reportagem foi exibida ainda uma mala do sr. Petit, com um número elevado de DVD, com capas e caixas diferentes das usadas pelas editoras por nós representadas”

Gosto muito da parte: Sr. Petit.
Mas há mais! Ainda segundo o Megafone:

Há alguma semanas, e quando se soube que Diogo Valente seria jogador do FC Porto, uma estação televisiva fez uma reportagem no estágio dos Sub-21 e esse atleta, descontraidamente, chegou ao ponto de dizer com o maior dos desplantes que era um dos roupeiros que vendia os filmes aos jogadores.

A partir daqui qual é a moral com que nos ameaçam com multas e tribubais?!