23 maio 2006

Bob Marley & The Wailers - Burnin'


Como introdução fica já o aviso que o objecto aqui em análise faz parte dessa ilustre colecção de edições luxuosas que a editora Universal, em boa hora, resolveu criar e denominar de «Deluxe Edition». Quando virem um disco da vossa preferência reeditado com este selo, não hesitem, adquiram logo.

No caso de Bob Marley a colecção vai crescendo e os fãs só podem dar graças a Jah. Agora chegou a vez de «Burnin'» ser alvo de reedição em formato deluxe.

Originalmente editado há 32 anos, «Burnin'» sucedeu ao, também imperdível, «Catch a Fire» e foi a quarta edição dos Wailers.

Fortemente marcado por mensagens políticas e religiosas, este disco deixou para a história do reggae temas imortais como «Get Up Stand Up», «Duppy Conqueror» e é conhecido por ser o álbum que tem «I Shot The Sheriff».

É o último disco em que os Wailers funcionam como um colectivo que abriga Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer, que depois partiram cada um no seu rumo, deixando Marley a comandar o grupo.

Esta edição especial dá a conhecer os dez temas do disco original, com som remasterizado e acrescenta mais cinco temas de bónus: «Reincarnated Souls», «No Symphaty», «The Opressed Song» e duas versões ainda não editadas de «Get Up, Stand Up», o emblemático que marca a abertura de «Burnin'», isto no primeiro disco.

Depois no segundo disco temos a oportunidade de ouvir um concerto nunca antes editado. Trata-se de uma actuação em Leeds (Novembro de 1973). Ao todo são uma dúzia de faixas que proporcionam avaliar a excelente performance dos Wailers ao vivo.

Como é hábito nestas edições, o package é irresistível, com uma qualidade gráfica superior e traz ainda um livrete com um texto explicativo sobre o disco da autoria de Scott Shinder, com as letras todas publicadas.

Verdadeiramente imperdível, não só para a comunidade rasta, como também para todos os que gostam de celebrar a música.

edição: 2005

Nota: 4,5/5