01 maio 2006

Mark Knopfler & Emmylou Harris - All the Roadrunning

Novidade. Folk Americana


Em jeito de estreia escolho um disco há muito esperado. Quem acompanhou a carreira de Knopfler após os Dire Straits sabe que o escocês é apaixonado pelos sons e paisagens de Nashville. As sonoridades visitadas no último original dos Straits denunciavam a entrada da guitarra de Mark em terrenos mais caros à country e aos blues do que ao som que celebrizou os Dire Straits. Naturalmente a sua caminhada a solo foi orientada em direcção aos mestres dos sons americanos. E desde logo dois nomes saltam à vista de qualquer admirador de Knopfler, Chet Atkins e Emmylou Harris. Duas grandes referências que explicam a paixão pelo blues e country de Mark.

Para quem gosta do tradicional som de blues deve procurar o disco do projecto Notting Hillbillies, "Missing...Presumed Having a Good Time ", e especialmente do álbum gravado a meias entre Mark Knopfler e (o já falecido mestre) Chet Atkins, "Neck and Neck". São dois projectos que mostram bem o gosto de Mark pelo blues.

Mas Knopfler nunca perdeu o contacto com a produção de bandas sonoras originais, que sempre adorou fazer, e foi construindo a sua carreira a solo com a edição de vários discos. Ao mesmo tempo era perceptível a aproximação à raíz da música americana e foi sem surpresa que o nome de Emmylou ia sendo mencionado com respeito e admiração. Quando chegou ao mercado mais uma compilação dos Dire Straits algo fez crescer a curiosidade dos mais atentos. Não era só mais um best of , havia uma faixa extra de um dueto anunciado com... Emmylou Harris. Já não havia margem para dúvidas, disco novo vinha aí.

E veio mesmo. Chama-se "All The Roadrunning", tem esta bela capa que ilustra o texto, e é um disco de uma dúzia de canções feitas à medida da fascinante voz da raínha da country, e onde Mark se sente à vontade para colocar o seu timbre mais grave. Musicalmente a presença das guitarras é inevitável, mas a maneira como desfilam os sons de steel guitar, acordeão e guitarra acústica, dá um ambiente de calmaria na pradaria ao fim da tarde a olhar a planície, que pode ser onde nós quisermos.

Uma delícia de disco para ouvirmos muitas vezes em alturas diferentes. Por uma bela coincidência foi lançado no passado dia 24 de Abril, dia do meu 33º aniversário.

NOTA: 4 /5

Disco fácil de encontrar em qualquer discoteca por 17€