25 maio 2006

Prince Far I - Silver & Gold 1973-1979


O reggae pegou por cá. A divulgação entre as gerações mais novas é um facto real e o crescendo de interesse por esta música é perceptível tanto nas rádios como a nível de concertos organizados por cá.

No entanto com tanta procura pela nova geração representada por gente como Damian Marley, Patrice ou Gentleman, corre-se o risco de passar por cima de uma enorme e riquíssima história musical, que devia ser descoberta por todos os amantes das good vibes do reggae. Pior ainda, se seguirem só as ramificações já bem descaracterizadas como o reggaetoon, os interessados vão ignorar grandes obras perdidas no tempo.

Prince Far I é um dos exemplos que devem ser descoberto e explorados. A sua característica voz, apelidada de «The Voice of Thunder», é uma lenda no mundo reggae. Graças ao trabalho da editora Blood and Fire, é possível encontrar temas perdidos ao longo dos tempos.

São 19 faixas com versões dub, canções originais e outras surpresas desta figura que só começou a cantar por acaso em 1970, no dia em que alguém faltou a uma sessão de gravação. Prince Far I foi segurança e DJ, acabou a cantar sobre religião, guerra, opressão na Jamaica. Morreu cedo. Assassinado em 1983.

A sua voz forte e grave é um ponto de audição obrigatório para quem goste de reggae e esta compilação é um tesouro em forma de CD.

Nota: 4/5