14 maio 2006

AO VIVO: A Naifa @ Fórum Lisboa


(foto publicada no blog d'A Naifa)

A Naifa Afiada

Tendo como ponto de partida o concerto do passado dia 2 de Março no Teatro da Trindade, noite em que arrancou a digressão nacional d’A Naifa, podemos afirmar que A Naifa está mais afiada do que nunca.

A sala do Fórum Lisboa encheu-se para receber o grupo de volta a Lisboa. Agora que o disco “3 Minutos Antes de a Maré Encher” está assimilado pelo público, o ambiente é muito mais descontraído, e a confiança com que os músicos se apresentam em palco é muito maior.

Tal como seria de esperar tudo andou à volta das dez canções do mais recente álbum. A diferença é que Mitó ataca cada tema com uma segurança enorme, e interpreta com uma garra arrebatadora, sempre muito bem apoiada pela guitarra portuguesa de Luís Varatojo, e pelo baixo de João Aguardela.

Canções como “Da uma da noite às oito da manhã”, “Todo o amor do mundo não foi suficiente”, “Quando os nossos corpos se separaram”, ou “Monotone”, empolgam a plateia, e convivem na perfeição com músicas do disco de estreia como “Música”, “Bairro Velho” ou “Rapaz a Arder”, assim como uma versão de “Alfama”.

Com uma actuação tão convincente é impossível não considerarmos A Naifa como o projecto actual mais válido no panorama nacional, pelo menos no que diz respeito às nossas raízes, à nossa cultura, e às nossas tradições musicais.

Agora que A Naifa atingiu a sua maturidade em palco, é de desejar que possam continuar a espalhar a sua música, não só por cá, mas também pelo mundo fora, porque era importante que se desse a conhecer um projecto que reinventa a nossa música.

nota: uma palavra para a festa que A Naifa organizou após o concerto. Uma noite bem divertida na Casa Conveniente, no Cais do Sodré, ao som das escolhas de Luís Varatojo e que durou até às tantas. Obrigado pelo convite.