09 maio 2006

Bilhetes com História - ( 3 ) Especial G N R

gnrticket.jpg

A propósito dos 25 anos de carreira, o Grande Sons recupera aqui 5 concertos da banda de Reininho nos anos 90.
Ao fim de 9 discos editados, os GNR lançam o seu Ao Vivo. Grande polémica à volta do tema "Portugal na CEE" com Victor Rua a não autorizar a sua inclusão no duplo (em vinilo) álbum gravado no Coliseu. Os GNR saltaram para as primeiras páginas dos jornais e a 2ª versão do disco , já sem o popular tema, foi um campeão de vendas. Nessa altura um grandioso concerto marcado para a frente da fonte luminosa na Alameda D. Anfonso Henriques foi uma loucura. Milhares de pessoas compareceram esgotando por completo o espaço. Como foi de borla não há bilhete.

Mas o Grande Sons recupera 3 bilhetes.
O do lado esquerdo é referente a um concerto no Pavilhão dos Salesianos, no Estoril, na noite de 29 de Maio de 1991. A noite em que o Estrela Vermelha de Belgrado bateu o Marselha na final da Taça dos Campeões Europeus.
A primeira parte pertenceu aos BAN do Presidente boavisteiro João Loureiro. Estiveram bem, na altura atrevessavam o seu melhor momento, músicas como Rosa Flôr ou Dias Atlâticos, levavam a plateia ao rubro.
Depois vieram Reininho e seus companheiros. Arrasaram!

O bilhete de baixo é de um concerto em Lisboa, no Jardim do Tabaco englobado na Semana Académica de Lisboa, em 96. Já lhes faltava a chama intensa do início dos 90's, mas ainda davam concertos para agitar as massas.

O ingresso mais à esquerda é do mítico concerto de estádio lisboeta. 10 de Outubro de 1992, os GNR chegavam aos estádios. Alvalade recebeu o grupo portuense em delírio, aí já para cantarolar as músicas de Rock in Rio Douro. O palco ficou virado para a bancada central da pála, que encheu, assim como o relvado. 2850 $ , custou o bilhete. Uma noite memorável!

Ainda uma referência a um outro concerto do qual não há bilhete disponível. Aconteceu na Kadok, em Agosto de 1992, o concerto mais curto dessa digressão que acabou em Alvalade. Rui Reininho entrou triunfante, e com meia dúzia de saltos em palco o chão cedeu e ele desapareceu da nossa vista caindo de uma altura consideravel e partindo umas costelas. Um momento hilariante e doloroso.