09 junho 2007

Alive Dia 1 - Rescaldo Geral

Começou o primeiro grande festival do Verão nacional de 2007, o Alive! Oeiras. Houve, no primeiro dia, tudo aquilo que caracteriza os grandes eventos deste género, como o são a agitação perante as bandas da noite ou as tradicionais filas - nas horas de ponta - para os comes e bebes. As primeiras impressões são, para já, francamente positivas relativamente à organização e ao recinto em si mesmo.

Em termos de condições para as mais de 30 mil pessoas que ontem passaram pelo Alive!, poucas razões terão havido de queixa, ao contrário do que sucedeu, ainda recentemente, no Creamfields. Com efeito, banquinhas para comer não faltavam, do omnipresente Psicológico até espaços reservados a iguarias que tinham no Frango elemento de destaque.

O recinto do Alive! é grande e incorpora tudo aquilo que já conhecemos da maioria dos Festivais: merchandise das bandas presentes, uma zona comercial com os produtos do costume, e afins. Uma das poucas queixas referentes ao espaço tem a ver com a larga distância que separa os dois palcos do festival, e que torna algo morosa a tarefa de gerir os diferentes horários destes espaços.

Há multibancos bem situados (logo à entrada do recinto), sendo também de notar a complicada tarefa que é trazer carro para perto do recinto. Mais, recomenda-se vivamente o uso do comboio ou transportes alternativos ou, em necessidade extrema de uso de viatura própria, aconselha-se o seu estacionamento em terreno relativamente distante do recinto, mesmo que isso implique uma longa caminhada até ao mesmo.

Outras zonas de destaque são as zonas dedicadas aos diferentes patrocinadores e parceiros do festival, casos da Optimus, Worten ou Sic, por exemplo. De noite, e para quem não marcou presença no primeiro dia, recomenda-se o uso de um qualquer agasalho, já que o calor que se fez sentir da parte da tarde foi substituído, de noite, por uma desconfortável brisa. Apenas colmatada pelo calor de actuações como a dos The Sounds ou dos Pearl Jam.

in Disco Digital por JG e Pedro Figueiredo