02 junho 2007

Os 40 Anos de Sgt. Peppers Por quem sabe

Reproduz-se aqui o texto que o amigo Luís Pinheiro de Almeida publicou no JN:

Não há na história da música popular contemporânea outro disco como "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles é único, inimitável e irrepetível, concita em si todos os encómios que se podem dedicar a uma criação artística.

"Sgt. Pepper" - como é comummente tratado - foi originalmente editado no dia 1 de Junho de 1967, coleccionando desde então todos os galardões existentes, o mais apetecido dos quais é certamente o de "melhor álbum de sempre".

As características únicas de "Sgt. Pepper", oitavo álbum de originais da carreira de oito anos dos Beatles, entre 1962 e 1970, são reconhecidas unanimemente não só pelo público e pela crítica, mas também pela própria comunidade musical.

No ano da edição, em 1967, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" ganhou os principais Grammy, os Oscar da música, como o "melhor álbum do ano", o "melhor álbum contemporâneo", a "melhor capa" e a "melhor engenharia de som".

Numa atitude só explicável pelo "marketing" inoportuno, Paul McCartney,um dos grandes responsáveis por "Sgt. Pepper", optou por silenciar a efeméride, preferindo promover o seu novo álbum, "Memory almost full", cuja edição foi estrategicamente marcada para o período em que todo o Mundo fala dos Beatles.

A decisão de gravar "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" surgiu em 1966, depois de os Beatles terem desistido dos concertos. Argumentaram, então, que iriam dedicar-se às gravações de estúdio, em detrimento dos espectáculos onde a "beatlemania" impedia a audição do som de palco.

As gravações em Abbey Road começaram logo em Dezembro de 1966, no dia 10, e imediatamente duas canções, "Penny lane" e "Strawberry fields forever", foram retiradas do contexto para ser editadas como single (primeiro single da história da música com dupla face A), em Fevereiro de 1967.

Após mais de 700 horas de estúdio e um custo de 25 mil libras (uma verba astronómica para a época), o álbum, registado numa simples máquina de quatro pistas, acabou de ser gravado no dia 2 de Abril de 1967. A estreia radiofónica ocorreu às 17 horas do dia 12 de Maio de 1967, na rádio London, então rádio-pirata. Quando foi colocado no mercado no dia 1 de Junho de 1967, "Sgt. Pepper" bateu todos os recordes de venda.

Em pouco menos de 40 minutos, estão condensadas 13 das mais famosas e mais conhecidas canções de todo o Mundo "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "With a little help from my friends", "Lucy in the sky with diamonds", "Getting better", "Fixing a hole", "She's leaving home", "Being for the benefit of Mr. Kite!", "Within you without you", "When I'm sixty-four", "Lovely Rita", "Good morning good morning", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (reprise)" e "A day in the life".

Os Beatles nunca tocaram o álbum ao vivo, mas desde 1989 que Paul McCartney inclui "Sgt. Pepper" nos seus concertos para gáudio das multidões.

Apesar de todas as loas e dos progressos alcançados, os próprios Beatles não consideravam "Sgt. Pepper" a sua melhor obra.

Resume Ringo Starr "Não renego "Sgt. Pepper", mas como músico prefiro "Revolver".