11 junho 2007

Alive Dia 3 - Rescaldo Palco Secundário

Grandes concertos no palco Sagres Mini no último dia do Alive! 07. A maioria dados por artistas lusos - excepção feita ao incrível espectáculo dos suecos The (International) Noise Conspiracy. O final do evento, com os Buraka Som Sistema, não podia ter sido mais frenético.


O calor apertava quando a Tora Tora Big Band inaugurou as hostes no último dia do Alive! 07, isto no palco secundário. O espectáculo incidiu num saboroso cocktail que respira elementos de diversas proveniências, sempre com o reggae como alicerce maior. Convenceram, mas o calor da hora - 17h - atraiu mais os festivaleiros já por esta hora presentes no recinto para as barraquinhas das cervejas. Nigga Poison de seguida, a tocar na mesma hora de Sam the Kid no palco principal. Com dois nomes fortes do hip-hop luso a actuar ao mesmo tempo, o público acabou por centrar-se mais junto ao Palco Optimus, não tendo sido isso entrave, no entanto, para uma sólida actuação dos Nigga Poison. Depois, o rock aterrou no palco Sagres Mini. Em diferentes vertentes: primeiro, os lisboetas The Vicious Five voltaram a agitar as massas mais alternativas, um pouco à imagem do recente concerto dado no Creamfields. Apresentaram alguns temas novos, mas a energia foi a de sempre - contagiante. Bom mais.

Coube aos Wraygunn protagonizar a primeira real enchente do dia no palco secundário, tendo sido largas as centenas de pessoas que preferiram o blues-rock de Paulo Furtado e companhia ao espectáculo dos Da Weasel que decorria a largas centenas de metros de distância, no palco principal. «Shangri-La», o novo trabalho dos Wraygunn, começa a ser totalmente assimilado pelo público, e concertos como o da noite passada só comprovam a singularidade deste colectivo. Sempre recomendáveis.

Os The (Internacional) Noise Conspiracy foram o correspondente internacional à energia dos lusos The Vicious Five. Deram, provavelmente, o mais inglório grande concerto da noite - tocar à mesma hora da estreia em palcos lusos dos Beastie Boys não era tarefa fácil de suportar. Todavia, parece existir em Portugal uma interessante base de fãs destes suecos, que deram um concerto simplesmente notável em todos os sentidos: tecnicamente intocável, cinco estrelas em termos de entrega, felicíssimo na escolha de repertório, que visou, inclusive, algumas novidades. Muita pose rock'n'roll com, felizmente, conteúdo para sustentar tamanha pinta. Foram enormes.

Depois dos Beastie Boys, a romaria voltou-se para o palco secundário para um final de festa demoníaco, responsabilidade dos cada vez mais em alta Buraka Som Sistema. Descrever por palavras um espectáculo desta gente é tarefa, no mínimo, arrojada: estamos na presença de um show - mais que um concerto - francamente hercúleo, que ousou colocar milhares de pessoas, a poucas horas de um dia de trabalho ou aulas, a dançar como se nada mais importasse para além do momento presente. Os Buraka Som Sistema são a actualidade no seu melhor, o aqui e agora. Fazem todo o sentido agora, e isso chega. Podem vir a ser ainda maiores, mas a fasquia já está elevadíssima. Alive! 07, terceiro dia, palco Sagres Mini - ou como os secundários foram, mais do que nunca, principais.

in Disco Digital por Pedro Figeiredo