10 julho 2009

Festival Optimus Alive! 09 (Dia 1) : Guitar Heroes


(Foto: Rita Carmo)

Arrancou o Festival Alive!2009 em tons de negro com o recinto de Algés a receber uma das maiores enchentes desde a noite de estreia em 2007. No palco principal os Metallica foram os mais aclamados. Houve também interessantes actuações lusas no palco Optimus Discos e bons concertos de TV on The Radio, Klaxons e Crystal Castles no palco Super Bock. Um começo a todo o vapor.

A tribo do metal respondeu em enorme número ao cartaz pesado. Aliás, como vem sendo hábito sempre que um dia destes festivais é dedicado ao som mais duro o sucesso de bilheteira é garantido. Mas as propostas do rock alternativo e mais actual também atraíram muitos milhares que mantiveram a tenda Super Bock sempre bem povoada, não esquecendo de espreitar os novos projectos portugueses no outro palco ali perto. Portanto, uma primeira noite com muito público no Alive!.

Entre a actuação dos Ramp e a despedida dos Metallica o palco principal viveu horas de som intenso e militância de fãs que foram enchendo todo o espaço. Mastodon e Lamb of God arrancaram excelente actuação mesmo com a luz do dia ainda forte os adeptos do metal mais acelerado e pesado aproveitaram para agitarem a plateia com vistosos moshes. Os Machine Head repetiram a actuação clássica de há um ano na Bela Vista, e os Slipknot reencontraram admiradores na faixa etária mais jovem que ficaram satisfeitos com este regresso dos mascarados. Os Metallica cumpriram o terceiro concerto em três anos seguidos em Lisboa. E voltaram a atrair uma enorme multidão que mais uma vez se rendeu ao repertório de James Hetfield e Lars Ulrich que este ano acrescentou alguns temas do mais recente disco «Death Magnetic». Não faltaram as explosões e fogo de artifício para saudar os reis do rock pesado.

No palco Optimus Discos nota positiva para o interesse do público que manteve o recinto sempre bem composto para uma noite bem aproveitada por Mazgani, Bombazines, Tiguana Bibles, e Vicious Five para divulgarem a sua música. Os The Bombazines foram a revelação da noite. Os Vicious Five sairam consagrados.

No palco secundário viveu-se um outro Alive. Longe dos tons negros do resto do recinto, o palco Super Bock conheceu um primeiro dia bem concorrido e com vida própria. Os TV on The Radio foram os mais festejados e mostraram a força das músicas que compões os seus dois últimos discos aclamados por cá por público e crítica. Os Klaxons aproveitaram para apagar a pálida imagem que tinha deixado há uns anos num outro festival à beira rio mas mais longe e assinaram um concerto convincente. Os Crystal Castles corresponderam às expectativas e agarraram o público que ignorava os Metallica com uma actuação cheia de batidas dançantes.

Enquanto a tribo metaleira abandonava o recinto de Algés ficou entregue aos sons de DJ não só nos palcos secundários como nos espaços dos patrocinadores. A primeira noite do Alive! fica marcada pelo elevado número de espectadores que quiseram, mais uma vez, consagrar os homens das guitarras pesadas.

in Disco Digital