
The Ukrainians a tocarem «Anarchy in the U.K.», dos Sex Pistols
Fotos: Laura Alves
Na segunda noite de Porto Covo o recinto voltou a encher para receber com entusiasmo os sons quentes de África e a folk irreverente da Ucrânia via Reino Unido.
Foi pela madrugada dentro que o afrobeat aterrou no FMM 2009. A banda de Dele So
Peter Solowka foi em tempos o homem dos The Wedding Present. Desde 1991 é o orgulhoso líder dos The Ukrainians, banda do Reino Unido que assume a mistura sonora entre suas raízes ucranianas e o pós punk do Reino Unido. Assim foi com naturalidade que o concerto atingisse o auge numa inspirada versão de «Anarchy in the U.K.», dos Sex Pistols que agitou ainda mais as filas da frente. Os The Ukrainians deixaram forte marca nesta passagem por Porto Covo.
Esta segunda noite arrancou da melhor maneira com a presença de Victor Démé, que está a aproveitar a oportunidade tardia, mas ainda muito a tempo, que a vida lhe deu de divulgar a beleza da sua música onde cruza a tradição mandinga com influências latinas. Só com 46 anos este trovador do Burkina Faso editou o seu homónimo disco de estreia sendo assim natural que só agora faça a sua estreia nestas lides. Encantou e convenceu.