19 julho 2009

FMM Sines noite 2 (Porto Covo) Entre Africanos e Ucranianos


The Ukrainians a tocarem «Anarchy in the U.K.», dos Sex Pistols
Fotos: Laura Alves

Na segunda noite de Porto Covo o recinto voltou a encher para receber com entusiasmo os sons quentes de África e a folk irreverente da Ucrânia via Reino Unido.

Foi pela madrugada dentro que o afrobeat aterrou no FMM 2009. A banda de Dele Sosimi trouxe o espírito ritmico de Fela Kuti a Porto Covo, contagiando o povo que dançou sem parar até perto das três da manhã. O projecto Dele Sosimi Afrobeat Orchestra foi aposta forte no programa de sábado à noite e teve o merecido reconhecimento da plateia. Sosimi é figura lendária do afrobeat, foi teclista nos míticos Egypt 80 e companheiro de longa de Fela Kuti. Em Porto Covo mostrou o resultado da junção entre a sua Nigéria e o Reino Unido para onde foi viver em 1995. Ritmo imparável e irresistível, tocado por mais de uma dezena de elementos já contando com as meninas do coro que também se apresentam como voluptuosas dançarinas. As longas versões de cada tema que viajam pelo rico universo sonoro do afrobeat fizeram o público abanar as ancas, entrando ainda num jogo aeróbico desafiado por Dele que pediu várias vezes a sua colaboração.

Peter Solowka foi em tempos o homem dos The Wedding Present. Desde 1991 é o orgulhoso líder dos The Ukrainians, banda do Reino Unido que assume a mistura sonora entre suas raízes ucranianas e o pós punk do Reino Unido. Assim foi com naturalidade que o concerto atingisse o auge numa inspirada versão de «Anarchy in the U.K.», dos Sex Pistols que agitou ainda mais as filas da frente. Os The Ukrainians deixaram forte marca nesta passagem por Porto Covo.

Esta segunda noite arrancou da melhor maneira com a presença de Victor Démé, que está a aproveitar a oportunidade tardia, mas ainda muito a tempo, que a vida lhe deu de divulgar a beleza da sua música onde cruza a tradição mandinga com influências latinas. Só com 46 anos este trovador do Burkina Faso editou o seu homónimo disco de estreia sendo assim natural que só agora faça a sua estreia nestas lides. Encantou e convenceu.