02 julho 2009

Rafael Toral no jardim do Museu do Chiado Hoje

Quintas à noite no Museu
Programação Filho Único

02.07.2009 - 23.07.2009
Jardim de Esculturas


Figura incontornável das músicas de pesquisa e concretização lateral no panorama nacional, largamente reconhecido internacionalmente, Rafael Toral dá o seu segundo concerto em Lisboa após uma bem sucedida digressão norte-americana, e depois de uma apresentação em trio na Culturgest em Junho.

Aqui, a solo, continua a expor o trabalho dos seus ‘Space Studies’, utilizando vários instrumentos de natureza electrónica. ‘Space’, o programa que tem vindo a desenvolver na sequência da sua obra de música ambiental e contínua primordialmente estruturada a partir da guitarra eléctrica, sucede a um período de colaboração intensa com o trompetista Sei Miguel, que, segundo o próprio Toral, informou de maneira crucial esta fase do seu percurso.

Definindo a música, a sua arquitectura e propriedades mais elusivas, através de frases, silêncio e uma particular visão orquestral de músicas outras, o ‘Space Program’ tem vindo, em crescendo, a mostrar várias possibilidades de um futurismo contemporâneo (ou de um passado contemporâneo descontinuado) no jazz e nas músicas meta-estilísticas.

Museu do Chiado